top of page

Como escolher o modelo do uniforme? 

Mais relevante do que determinar as cores de acordo com a sua logomarca, ao escolher um uniforme é preciso estar atento à rotina de trabalho de seus funcionários, para que o modelo seja funcional.

Ao optar por roupas sociais é esperado que o ambiente seja mais formal e elegante, o que não abre espaço para decotes, saias curtas, ou camisas desabotoadas para os homens.

para ambientes de atendimento ao público, o blazer seja adotado, independente da combinação de calça, saia, ou vestido. “Já áreas administrativas, sem contato com o público, podem dispensar o blazer no uniforme padrão”

Detalhes como temperatura do ambiente de trabalho e atividades envolvidas no cargo determinam o comprimento de mangas, uso de calça, ou saia, e ainda, cores e tecidos. “Blusas meia manga podem ser a opção para cidades quentes, mas em ambientes climatizados. Os modelos sem manga são mais informais e podem ser adotadas em empresas de qualquer segmento em cidades litorâneas, por exemplo. A manga ¾ é a sugestão para dias mais frescos”

Sobre as cores, Regina relembra que tons claros transmitem tranquilidade e são ideais para uso diário. Tons vibrantes tornam cansativa a vestimenta para o usuário. A dica extra fica por conta do colete, que é sempre uma peça coringa. “O colete pode ser usado sozinho, ou com uma blusa de malha fria por baixo, em dias de frio, dispensando o uso de blazers sem perder a elegância”.

Qual é a quantidade ideal de peças para o uniforme dos funcionários?
Ao decidir por trabalhar com uma equipe uniformizada, a empresa deve primar pela manutenção da aparência do mesmo. Por um lado, orientar os funcionários sobre a conservação do uniforme corporativo, por outro, adquirir o número de peças suficientes, considerando o tempo necessário para lavar, secar e passar o uniforme.

A quantidade ideal varia de acordo com a cor e modelo. Por exemplo, para uniformes sociais de cores escuras (chumbo, marinho ou preto) consideramos que a melhor compra padrão contém: 2 peças para a parte de baixo (calça ou saia, ou uma de cada), 1 vestido e 3 blusas.

Caso a escolha seja por uniformes sociais de cores claras (areia ou cinza), é aconselhado, no mínimo, 3 peças para parte de baixo (calça, saia, ou combinação mista), 1 vestido e 3 blusas (quatro se forem brancas).

Quando o modelo do uniforme considerar o vestido como uma das variações, a quantidade de blusas pode ser reduzida para 2 peças, ou 3 se forem brancas. Porém, se o vestido for a única opção de uniforme, a quantidade mínima é de 3 unidades, em qualquer cor. Atenção para o prazo de reposição. Por ser peça única, o desgaste do vestido será maior, o que acarretará na necessidade mais breve de substituição.

Em qualquer estação do ano que a aquisição do uniforme for realizada, é sempre importante oferecer ao funcionário uma opção de frio, para evitar que, em uma mudança brusca de temperatura, ele utilize um agasalho próprio e descaracterize o uniforme. Se optar pelo blazer, uma peça é suficiente, independente da cor escolhida.

Ao adquirir o uniforme para a empresa, não esqueça da equipe de limpeza e copa. Essas funções necessitam de mais trocas, por lidarem com materiais de limpeza e estarem mais expostos à sujeira. Aconselhamos sempre três conjuntos (3 peças de baixo e 3 de cima), ou três aventais, caso este seja o modelo escolhido.

bottom of page